Marcondes Araujo

15
Abril

 

As listas das melhores empresas para trabalhar do ponto de vista de diversidade, equidade e inclusão foi divulgada pelo ranking Great Place to Work (GPTW) na última quarta (10)

 

A Arcos Dorados, franquia que opera a rede McDonald's em 20 países da América Latina e do Caribe, celebra a presença em diversas categorias no ranking Great Place to Work Brasil (GPTW) - Diversidade, conquistando a 2ª posição na categoria Pessoas com Deficiência, na disputa com 210 empresas inscritas. Autoridade global no mundo do trabalho, o GPTW apoia organizações a obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação.

 

Pioneira na inclusão de pessoas com deficiência, com um programa idealizado antes mesmo da Lei de Cotas de 1991, a Arcos Dorados no Brasil conta com mais de 1.800 funcionários com diferentes tipos e graus de deficiência, sendo 72% com deficiência intelectual. Apenas em  2023, a empresa contratou 905 novas pessoas com deficiência. Comprometida em abrir a porta do mercado de trabalho e oferecer oportunidades de crescimento, cerca de 66% dos colaboradores com deficiência da companhia nunca haviam conseguido emprego antes de ingressar na empresa, onde tiveram sua primeira oportunidade.

 

Há 27 anos, a companhia acumula participações e prêmios conquistados no ranking GPTW no país em diferentes categorias. Neste ano além da categoria Pessoas com Deficiência, a Arcos Dorados conquistou o 4º lugar na categoria Jovens Potências, entre 401 empresas, e a 6ª colocação nas categorias LBGTI+, entre 393 inscritas e Mulheres, entre 663 participantes.

 

Reconhecimentos como esse reforçam o compromisso da rede em não só oferecer a primeira oportunidade de emprego formal para milhares de pessoas, mas também com a promoção de um ambiente de trabalho diverso, inclusivo e respeitoso. A companhia se empenha em trabalhar todos os dias para impactar positivamente as comunidades onde atua e ser uma parte ativa da solução dos desafios da sociedade.  Para isso, criou a Receita do Futuro, uma estratégia consistente de ESG que concentra esforços em seis pilares: mudanças climáticas, economia circular, abastecimento sustentável, família & bem-estar, emprego jovem e diversidade & inclusão.

 

“Esse reconhecimento confirma a nossa posição como uma das melhores empregadoras do Brasil e chancela a efetividade dos nossos compromissos e iniciativas dedicados a oferecer às nossas pessoas um ambiente de trabalho respeitoso, livre de qualquer tipo de violência e psicologicamente seguro, permitindo que as pessoas sejam quem são e possam se expressar com liberdade”, diz Fábio Sant’Anna, Diretor de Gente, Diversidade e Inclusão da Divisão Brasil da Arcos Dorados. “Temos muito orgulho desse reconhecimento e ele nos impulsiona a continuar evoluindo o nosso trabalho junto ao nosso comitê de Diversidade e Inclusão, e prezando pela nossa filosofia da Cooltura de Serviço, que preza pelo reconhecimento e valorização das singularidades de nossas pessoas como meio para que ofereçam amabilidade para nossos clientes”, completa.

09
Abril

 

O repertório multicultural contemplou músicas brasileiras, românticas, tangos, temas de filmes, jazz, dentre outros

 

Foi celebrado na última quinta-feira (04), em homenagem ao aniversário de 305 anos de Cuiabá, um recital de piano a ‘quatro mãos’, com diversos instrumentistas que encantaram o público presente no evento. Organizado pela professora do Dunga Rodrigues Conservatório Musical, Dalva Lucia, o evento contou com o auxílio da diretora Edith Barros Seixas, dos alunos e do pianista Walter Asvolisnque. Ele é um dos primeiros alunos do Conservatório, fundado, em 1969, possui uma carreira vasta na cultura musical e morou nos Estados Unidos durante 20 anos. 

 

Sobre o recital

O recital ocorreu na Central de Apartamentos Decorados da Plaenge, localizado em Cuiabá, e contou com coletânea de oito peças, todas a ‘quatro mãos’ (dois instrumentistas dividindo o mesmo instrumento). O repertório multicultural contemplou músicas brasileiras, românticas, tangos, temas de filmes, jazz, dentre outros.

 

Juliana Caram Guimarães, que estava presente no evento, narrou um pouco sobre a sua impressão. “Sou aluna do Conservatório e achei a apresentação maravilhosa. A dança com o recital foi algo inédito, não tinha visto nada assim ainda. Achei muito legal para comemorar o aniversário de Cuiabá, nada mais típico que a dança cuiabana”, afirmou.

 

A professora Dalva Lucia, que foi intérprete e também organizadora do evento contou como ocorreu a preparação da homenagem à capital. “Nós temos alunos que são médicos, engenheiros, professores, e como o recital foi realizado a ‘quatro mãos’, em dupla, o mais difícil foi conseguir conciliar a agenda de todo mundo. Só para se ter uma ideia, nos últimos 4 meses, as manhãs de sábado estavam todas ocupadas para que essa apresentação pudesse ser realizada e no fim, foi tudo muito gratificante. Eu estou feliz da vida”, explicou.

 

A homenagem também contou com um pot-pourri (quando diversas músicas são executadas em uma única faixa) de rasqueados cuiabanos, música tradicional de Mato Grosso, com participação do casal de dançarinos Cristina Zuita e Vlademir Reis do grupo de Siriri Flor de Atalaia, que é campeão do prêmio Onça Pintada (2021) e do Festival de Joinville (2023).

  

Marcio Ferreira, gerente comercial do grupo Plaenge, explicou que a noite foi de homenagem ao aniversário de Cuiabá. “Uma cidade que nos recepciona tão bem há tanto tempo. A gente já é cuiabano, temos raízes cuiabanas e poder oferecer uma noite como essa para os nossos convidados, homenageando a cidade é um enorme prazer”, reforçou.

 

Rogério Fabian, diretor do grupo Plaenge, veio de Campinas para poder prestigiar a homenagem prestada aos 305 anos da capital mato-grossense. “Desde 1983, quando a Plaenge chegou em solo cuiabano, não tivemos mais a intenção de sair da cidade e são mais de 41 anos de história na capital, que a gente viu e ajudou a desenvolver ao longo de todos esses anos”, disse.

 

Fabian também acrescentou, “é com bastante alegria que a gente passa cada aniversário da cidade trazendo eventos que comemorem essa data. Nós temos um espaço bem generoso em frente ao Parque Mãe Bonifácia que nos permite realizar esse tipo de evento”, concluiu. 

 

Peças apresentadas

O primeiro ato apresentado foi “Dança Eslava”, que faz parte de uma série de dezesseis peças orquestrais compostas por Antonín Dvorák, em 1878. Originalmente escritas para piano a ‘quatro mãos’, foram inspiradas nas Danças Húngaras de Johannes Brahms. 

 

O recital seguiu com “Tico-Tico no Fubá", um Choro composto por Zequinha de Abreu que ficou imortalizado na voz de Carmen Miranda e, com o tempo, tornou-se uma das canções brasileiras mais conhecidas do mundo. Foi apresentada pela primeira vez em um baile na cidade de Santa Rita do Passa Quatro em 1917, sob o nome de “Tico-Tico no Farelo".

 

“La Cumparsita” também foi apresentada. É uma obra musical criada pelo músico uruguaio Gerardo Matos Rodriguez, sendo considerado o tango mais difundido pelo mundo. Está entre as dez músicas mais tocadas junto com "Garota de Ipanema" e outras.

“Oblivion” foi mais um dos atos apresentados e é uma composição instrumental de Astor Piazzolla, de 1982.  A peça foi originalmente escrita para bandoneón, piano e baixo. É uma milonga lírica, ritmo musical uruguaio-argentino precursor do tango. A peça evoca nostalgia e tristeza. Sua tradução: esquecimento.

 

“Escorrendo” também fez parte do repertório. É um tango brasileiro publicado em 1923 e dedicado à bela Orquestra da Brahma, dirigida pelo Maestro Russo. É uma das peças mais famosas de Nazareth, consiste em um verdadeiro estudo de notas repetidas ao piano, especialmente na segunda parte. 

 

“Take Five” foi a transição de ritmo para o Jazz de Paul Desmond. Notória por sua melodia distinta, e pelo uso inusitado do compasso 5/4, de onde se origina o nome da composição.

 

“Moonlight Serenade”, animou o público com uma balada swing americana composta por Glenn Miller.  Foi um fenômeno imediato quando lançado em maio de 1939 com um arranjo instrumental. 

 

“El Choclo” que significa "A Espiga de Milho", trouxe em sua essência latina uma canção popular escrita por Ângel Villoldo, um  músico argentino. Supostamente escrita em homenagem e cujo título deriva do apelido de um amigo e proprietário de uma boate, conhecido como "El Choclo".  É um dos tangos mais populares da Argentina.

 

O recital com essas brilhantes apresentações ocorreu em homenagem aos 305 anos de Cuiabá, celebrado no dia 8 de abril. 

 

História de Cuiabá

Cuiabá foi fundada no dia 8 de abril de 1719 por Pascoal Moreira Cabral e seus bandeirantes paulistas que à época, estavam em busca de indígenas e ouro.

 

O crescimento urbano da cidade ganhou maior destaque na segunda metade do século XX e em 2022 Cuiabá possuía 650.912 mil habitantes, segundo dados do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

A população de Cuiabá é formada por descendentes de europeus, indígenas e diversos imigrantes e migrantes que vieram para a cidade a partir da segunda metade do século XX.

 

Desde a década de 1970, a cidade vem crescendo em ritmo acelerado, devido à migração de pessoas de outros estados. O que ocasionou tanto o aumento populacional quanto o surgimento de novos bairros residenciais, condomínios e empreendimentos verticais. 

 

Esse crescimento contribuiu para o desenvolvimento da cidade, especialmente no aumento de lugares de lazer – como o Parque Tia Nair e o Parque das Águas – e o enriquecimento cultural da cidade. 

 

A cultura cuiabana reúne diversos ritmos, como o rasqueado e o lambadão. Além das danças tradicionais, como o cururu e o siriri, mas estando no Centro-Oeste, também possui forte influência da música sertaneja.

 

A cidade possui uma culinária rica, além dos diversos peixes, há também a tradicional Maria Isabel, Farofa de Banana, Arroz com Pequi, Carne Seca com Banana e o Escaldado Cuiabano.  De sobremesa, há o tradicional Bolo de Arroz, Furrundu e o Bolo de Pixé. 

 

Cuiabá deriva de uma unificação entre cuia (vasilha) e abá (criador), de acordo com a língua de uma das etnias que viviam na região. Mas ainda existem outras explicações também e não há um consenso acerca da origem da denominação do nome, embora todas elas tenham relação com a língua de povos indígenas que aqui habitavam.

05
Abril

 

Corredor Cultural do shopping irá se transformar em uma explosão de cores

 

De 01 a 30 de abril, o Shopping Estação Cuiabá recebe a exposição "Cuiabá em Curvas e Cores", do artista plástico Adriano Ferreira, como forma de homenagem à cidade conhecida por sua hospitalidade, calor humano e riqueza cultural, visando aumentar o sentimento de pertencimento e reforçando os valores de viver em Cuiabá. No dia 12 o artista fará uma performance ao vivo, às 19h, na Praça de Alimentação, Piso L3. Fauna, flora, Siriri e religiosidade, com São Benedito, formarão uma explosão de cores em cerca de 15 peças expostas.

 

Com mais de uma década de trabalho evidenciando a cultura mato-grossense, principalmente a cuiabana, com sua arte, Adriano possui uma relação muito próxima com a cultura local. "A ideia da exposição partiu do shopping e decidimos unir forças para celebrar o aniversário de Cuiabá e valorizar cada vez mais a nossa cultura, dando o sentimento de pertencimento às pessoas que moram e nasceram aqui. Externando esse orgulho de ser cuiabano e de viver na cidade", destaca o artista.

 

Além de levar Cuiabá também no nome, o Shopping Estação ainda homenageia a capital em sua logo, pois ela foi inspirada no movimento das dançarinas de Siriri, quando elas rodam suas saias de chita durante as apresentações. "Uma cidade inspiradora e acolhedora como Cuiabá merece uma homenagem realizada por quem se orgulha dela e lhe entrega inúmeras condecorações, por meio da arte, sabendo explorar suas infinitas qualidades", afirma o Gerente de Marketing do Shopping, Deucimar Serra.

 

"O ponto alto da mostra é a instalação artística da saia rodada - que inspirou a logo do shopping, e nasceu da exposição Convertendo em Curvas, quando tivemos a ideia de trazer um momento do siriri, o momento mais bonito, a hora que as mulheres balançam suas saias. Meu desejo era ter uma dançarina o tempo todo na exposição, mas como não é possível, eu criei essa instalação artística, fiz o esboço e convidei o artista Daniel Coelho para fazer a execução. A ideia é convidar as pessoas a darem uma força para nossa cultura e fazê-la girar", revela Ferreira. 

 

Durante a performance ao vivo, Adriano vai se deixar envolver pelo ambiente, pela música, pelas pessoas e pelo calor do momento, mas revela que não tem ideia do que pode acontecer. "Estou muito feliz em pintar ao vivo. É sempre uma emoção e o Shopping me deu a liberdade, então eu quero deixar pra sentir o momento, pois a energia e o resultado vão depender disso. Vamos valorizar os nossos símbolos e Cuiabá é o tema, mas o resultado ainda é desconhecido e isso é muito bom, eu gosto muito de soltar e deixar levar. Só tenho certeza que vai ser uma noite linda", finaliza.

08
Março

BPW Cuiabá realiza feira de negócios Business Day

 

Por Mariza Bazo

 

Nos dias 9 e 10 de março, das 10h às 22h na Fatec- Senai, a BPW Cuiabá - Associação das Mulheres de Negócios e Profissionais realiza o Business Day, que integra a programação da 22ª edição  Março é Mulher. Trata-se de uma feira de negócios com mais de 70 expositores de diversos segmentos, dentre eles: moda feminina, masculina, infantil, praia, fitness; calçados, acessórios, bijóias, óculos, cintos, bolsas; artesanatos diversos e serviços. Tudo isso num espaço amplo, climatizado, bem sinalizado, com estacionamento coberto, para oferecer aos consumidores uma experiência positiva de compras otimizando o seu tempo no final de semana. No local também haverá entretenimento para as crianças, como pula-pula; área gastronômica e a partir das 18h terá shows e apresentações culturais. A entrada para os dois dias de feira será totalmente gratuita.

 

Neste ano, na 6ª edição, o Business Day dá um salto, ampliando a realização da feira para dois dias, estendendo o horário, aumentando em aproximadamente 80% o número de expositores e o mix de produtos e serviços,  além dos descontos que chegam a 70%. A presidente da BPW Cuiabá Rubia Ranzani  disse que esta entusiasmada  em ver o crescimento contínuo e o sucesso do Business Day a cada ano. “ A expansão da lista de expositores e a ampliação para dois dias de exposição refletem o crescimento e a diversificação do empreendedorismo local, destacando a importância do Projeto Março é Mulher como catalisador para a promoção do comércio local e o empoderamento das mulheres empreendedoras. Desta forma o Business Day se consolidará como um ponto de referência para empreendedores e consumidores na região ", destacou. Ela disse ainda que a BPW Cuiabá também cumpre o seu papel de responsabilidade social neste evento, pois disponibilizou diversos espaços para instituições filantrópicas comercializarem os seus produtos e divulgar o seu trabalho.

 

Vale lembrar que o Bussines Day surgiu com a proposta de fomentar, em um único dia, os negócios das associadas da BPW Cuiabá e desde a segunda edição com a crescente procura dos expositores, foi ampliada a participação de empreendedores fora de quadro associativo a BPW. Em 2023, o evento reuniu cerca de  40 expositores, num espaço menor, com resultado expressivo de público e negócios.

 

O evento conta os patrocinadores: Sicoob União MT/MS, GWM – Canopus Veículos, Sicredi, Marcos Estofados, Construtora São Benedito, Cleide Imóveis, Moda Verão, RR Conect e  Valeria Cardoso & Xokk.

Apoios: Rede de Hotéis Mato Grosso, Secretaria Municipal de Cultura, Sebrae, TV Cidade Verde, Perrengue MT, Portal Rosa Choque, Bela Flor,  Studio Press Comunicação, ALMT Dep. Eduardo Botelho, Programa Sávio Pereira, Vereador Rodrigo Arruda Sá, Maridilza Designer de Interiores, Lebrinha, Medina air ballon, Arqui Eventos, Roberta Coelho- Marketing Digital, Nikaia e RR Mary Kay.

 

Serviço:

O que: Business Day – Feira e exposição de produtos e serviços com mais de 70 expositores

Quando: Dias 9 e 10 de março – sábado e domingo

Horário: Das 10h às 22h

Onde: Fatec – Senai – (Av. XV de Novembro  303 bairro Porto – Cuiabá MT)

Quanto: Entrada e estacionamento gratuitos

banner lateral

 

GRUPO ENTREVIA - EVENTOS EM GERAL- TEATRO - DESIGN GRAFICO - FOTOGRAFIAS - ASSESSORIA GLOBAL